Nome Sujo Prejudica Concurso Público?

Nome Sujo Prejudica Concurso Público

A carreira pública é um sonho para muitas pessoas por causa da estabilidade financeira que essa carreira oferece. Mas será que o nome sujo prejudica concurso público?

Advertisement

Isso porque, quem tem restrição no CPF costuma ter dúvidas sobre o poder dessa restrição em fechar portas.

Então, confira agora mesmo nosso tutorial completo sobre Nome Sujo Prejudica Concurso Público:

Leia bem o edital

O primeiro passo para saber se o nome sujo prejudica concurso público é ler o edital do concurso desejado.

Advertisement

Tendo em vista que, os órgãos públicos não possuem uma regra única que seja capaz de reger a contratação.

Por isso, em alguns casos é requerido que o candidato tenha o nome limpo, mas em outros casos essa regra não é imposta no edital.

Em geral, as vagas destinadas a cargos em bancos públicos e setores da economia requerem que o candidato tenha o nome limpo.

No entanto, o candidato aprovado só pode ser impedido de assumir o cargo nos casos de ter o nome sujo se essa regra for explícita no edital.

Portanto, cabe ao candidato ler atentamente o edital antes de começar a se preparar. Tendo em vista que, essa informação é de extrema relevância para assumir o cargo.

Posso recorrer se for aprovado?

Mesmo quando existe a regra de nome limpo, existe a possibilidade de recorrer judicialmente para assumir a vaga caso seja aprovado.

Nesse cenário, o resultado de ocupar ou não a vaga tão sonhada dependerá diretamente do entendimento do juiz que julgar o caso.

Advertisement

Por isso, vale mais a pena dedicar-se a limpar seu nome ao perceber que existe uma oportunidade de ser convocado. E para isso, você sequer precisa ter todo o dinheiro de pagar sua dívida.

O ideal é que mantenha contato com a empresa a qual deve e a partir disso, faça uma proposta de pagamento parcelado. Dessa forma, poderá começar a pagar o quanto antes e seu nome será excluído do banco de dados de órgãos de proteção ao crédito.

Porque a exclusão se dá imediatamente após o pagamento das primeiras parcelas. Não sendo necessário quitar tudo que deve para ter o nome limpo.

Mas tenha atenção a um detalhe: seu nome voltará a ficar sujo se você não quitar todas as parcelas. E isso é péssimo para a sua reputação como pagador, dificultando seu acesso a crédito no futuro.

Portanto, o ideal é renegociar com bastante certeza de que você poderá quitar aquilo que deve. E com o novo emprego, certamente você fará a parcela caber em seu orçamento mensal.

Nome sujo prejudica a sua reputação

O nome sujo é uma forma de prejudicar a sua reputação. É por isso que as empresas do setor público que atuam diretamente com dinheiro podem se recusar a contratar.

Tendo em vista que o mal pagador é uma pessoa que tem uma mancha em seu histórico financeiro. Por isso mesmo, a tendência é que essa pessoa fique mal vista em todos os órgãos do sistema financeiro.

O ideal é evitar que seu nome fique sujo durante toda a sua vida. No entanto, entendemos perfeitamente que em algumas situações isso é praticamente impossível.

Como quando você fica inesperadamente desempregado e possui muitas parcelas no cartão de crédito para vencer.

É por isso que, ter domínio das suas finanças pessoais é sempre a melhor forma de combater o endividamento. E se algo inesperado ocorrer, você deve procurar uma maneira de fazer renda para quitar o que deve.

Assim, evita que seu nome seja incluso nos cadastros de devedores do Serasa, SPC ou SCPC. Sempre lembrando que o nome pode estar sujo em uma plataforma e limpo na outra.

Consulte seus dados antes de se preparar para concurso

Muitas pessoas não sabem, mas é possível ficar com o nome sujo sem dever nada. É por isso que nossa última dica é aproveitar que a consulta é gratuita e fazer uma checagem do seu nome.

Infelizmente golpistas se aproveitam da obtenção de dados e aplicam golpes financeiros, realizando compras e sujando o nome de pessoas honestas.

Se isso acontecer com você, busque ajuda profissional para limpar seu nome e deixar registrado que a dívida não foi sua.

Tendo em vista que, esse histórico negativo é muito ruim para quem deseja obter crédito para realizar sonhos e até mesmo conseguir um emprego.

Seja no setor público ou privado, ter a vaga negada por estar com o nome sujo é muito ruim. Portanto é sempre imprescindível ficar de olho constantemente. E por ser uma consulta gratuita, você não perde nada ao olhar.

Agora que você já sabe que pode consultar gratuitamente online, acesse as plataformas e veja como está a sua situação! Esse conteúdo te ajudou? Então VOTE e COMPARTILHE!

Veja também

Esse site usa cookies. Ok Mais detalhes

Termos & Politica de Privacidade