Nome Sujo Prejudica Aposentadoria?

Nome Sujo Prejudica Aposentadoria

Estar com o nome sujo pode prejudicar seu sonho de se aposentar? Essa é uma dúvida comum de quem está com o nome negativado.

Advertisement

Se você está próximo de se aposentar e está com medo por ter o nome sujo, fique tranquilo!

Então, confira agora tudo que separamos sobre Nome Sujo Prejudica Aposentadoria:

Qual seu tipo de dívida?

Se você está devendo ao banco, comprou em loja e deixou o crediário aberto ou dívidas desse tipo, fique tranquilo!

Advertisement

As dívidas de cartão de crédito, crediário ou de um empréstimo que não foi pago não te impedem se se aposentar.

No entanto, os devedores que possuem dívida ativa com o Estado em que residem ou com o próprio INSS devem procurar quitar a dívida.

Acontece que nesses casos, a dívida poderá ser descontada do valor pago pelo INSS para o devedor. Ocasionando um problema financeiro para quem precisa da integralidade do salário para viver.

Apesar de existir essa possibilidade de que o órgão desconte a dívida, quando o candidato preenche os pré-requisitos é possível se aposentar.

Mesmo quem tem dívida ativa com o estado pode se aposentar pelo INSS, até mesmo quem deve ao INSS.

Tente limpar seu nome

Mesmo sabendo que a sua aposentadoria está garantida, é importante tentar limpar seu nome. Tendo em vista que, dependendo do tipo de dívida ela poderá ser descontada de sua aposentadoria.

E nesse cenário você não irá gozar da plenitude de seu salário. Além disso, ficará sem acesso a crédito enquanto estiver devendo.

Advertisement

Por isso mesmo, tentar limpar seu nome antes de se aposentar é uma boa ideia. Principalmente se você é um trabalhador que sabe que terá seu salário reduzido durante a aposentadoria.

Sendo esse um fator que complica o pagamento de dívidas em aberto. Esperar a dívida caducar não é uma opção inteligente nesse cenário, porque seu nome continua com restrição na instituição a qual está devendo.

Portanto, o melhor a fazer é um planejamento financeiro para ser capaz de negociar sua dívida e quitar. Dessa forma, poderá se aposentar sem dever nada a ninguém e tendo tranquilidade para aproveitar essa nova fase.

Em geral, é comum que os custos com remédios e plano de saúde aumentem na aposentadoria. Sendo mais um motivo para estar com o nome limpo e fácil acesso a crédito. Caso precise, sempre terá instituições com as quais contar.

E isso é muito importante na hora em que você precisar de crédito. Até mesmo para que possa ter crédito barato.

Dê entrada na sua aposentadoria normalmente

Mesmo que seu nome esteja com restrição em órgãos de crédito, você pode dar entrada na sua aposentadoria pelo INSS.

Lembre-se de reunir toda a documentação que comprove seu direito ao benefício, seja por idade ou por tempo de contribuição.

É importante que você consulte no site oficial do órgão as regras para se aposentar. Tendo em vista que recentemente o órgão passou por uma atualização em suas regras.

E para ter certeza de que poderá solicitar a sua aposentadoria, você pode manter contato no 135, que é a central de atendimento do órgão.

No atendimento telefônico você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e já agendar seu atendimento presencial. Não fique constrangido ou com receio por estar com o nome sujo.

Se existe o direito a aposentadoria, ela não será negada por estar com o nome negativado. Mas vale lembrar que o processo entre agendar e realmente ser atendido pode demorar alguns meses.

Portanto, se você sabe que irá ter os direitos a partir de julho, ligue para agendar o atendimento já em junho. Assim você não fica vários meses aguardando seu atendimento, que costuma demorar no mínimo 2 meses para ser feito após agendamento.

Organize suas finanças

É importante avaliar quanto você irá receber ao seu aposentar para organizar seus custos mensais. E assim, evitar um novo endividamento que irá te tirar o acesso ao crédito durante a aposentadoria.

Ter o nome limpo nessa fase da vida é importante, porque é um período de maiores imprevistos e menor renda.

Portanto, o ideal é que você entre na aposentadoria sem dívidas e consiga fazer com que suas contas caibam no seu orçamento mensal.

Caso contrário, o endividamento fará com que nessa fase que deveria estar aproveitando, você seja incomodado por cobranças e falta de crédito.

Agora que você já sabe que é importante pagar suas dívidas e que mesmo com o nome sujo poderá se aposentar, que tal organizar suas contas?

Certamente pagar as dívidas te ajuda a ter mais tranquilidade, tendo um dia a dia livre de qualquer cobrança indesejada.

E agora, você já pode se planejar para se aposentar independentemente de ter conseguido limpar seu nome ou não. Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então VOTE e COMPARTILHE!

Veja também

Esse site usa cookies. Ok Mais detalhes

Termos & Politica de Privacidade