Consequências do Nome Sujo

Quais as Consequências do Nome Sujo

Ficar com o nome sujo causa consequências ruins para a sua rotina. Desde constrangimentos por não conseguir crédito até as ligações de cobrança que são insistentes.

Advertisement

Além desses inconvenientes existem outras consequências mais graves de estar devendo. Pensando na seriedade dessas consequências, montamos uma pequena lista.

Assim, você poderá conhecer essas consequências e se precaver. De maneira que não sofra penalidades por estar devendo.

Uma vez que ao perceber a seriedade das consequências de não pagar suas dívidas, temos certeza que você providenciará o pagamento de tudo que deve.

Então, veja o que separamos sobre Nome Sujo Consequências:

Advertisement

Dificuldade de acesso ao crédito

A primeira consequência e talvez a que mais limita a vida do consumidor com o nome sujo é a dificuldade de conseguir crédito.

Acontece que o seu CPF fica negativado e quando consultado por bancos e financeiras, as instituições negam o crédito. Ou em alguns casos, o crédito é cedido com várias limitações.

É o caso de pessoas que conseguem cartões de crédito com anuidades altas e baixo limite. Uma vez que a instituição financeira tem receio de liberar mais limite e sofrer um calote.

A dificuldade de ter acesso a crédito é muito negativa, em especial para consumidores que possuem sonhos caros. Tendo em vista que não é possível conquistar financiamentos imobiliários ou de carros por exemplo.

Prejuízo ao Score

O Score é uma pontuação usada para definir se aquela pessoa é uma boa pagadora. No caso de quem está com o nome sujo, a pontuação cai bastante demonstrando risco de crédito.

Ocasionando o problema anterior, que é a dificuldade de conquistar crédito das mais variadas formas.

Advertisement

Uma vez que o Score sinaliza que mesmo já tendo o nome limpo, aquele consumidor apresenta risco de não quitar suas dívidas.

O que limita o acesso a cartões de crédito e outras linhas de crédito pessoal. Mas é importante salientar que o Score voltará a subir com a quitação de suas dívidas.

Sendo importante pagar suas prestações em dia e manter seu nome limpo, como forma de subir o Score mais rapidamente.

O banco pode impedir a abertura de conta

Se você está com o nome sujo e deseja abrir uma conta corrente em qualquer banco, poderá ocorrer o constrangimento de não conseguir.

Acontece que os bancos podem se negar a abrir uma conta corrente, assim como podem bloquear o cheque especial dos correntistas devedores.

Bem como é possível que você não consiga emitir talões de cheque na sua conta que está devedora. O que o banco não poderá fazer é limitar o seu uso de cartão de crédito.

Mas é bem possível que com a dívida corrente o seu limite já tenha sido ultrapassado. Fazendo com que você só consiga voltar a usar o cartão após quitar.

Seu banco pode descontar valores da conta

Se você está devendo ao banco e recebeu um valor em sua conta, ele pode ser descontado da sua dívida. Desde que esse desconto esteja previsto no contrato de abertura de sua conta, o valor que cair poderá ser usado pelo banco.

De modo que os seus recebimentos sejam usados para abater dívidas de financiamentos e empréstimos.

O que fará com que você fique sem dinheiro para suas outras necessidades. Portanto, é melhor não movimentar a conta que possui no banco em que está devendo para não correr o risco de ficar sem dinheiro algum.

Pode ter uma vaga de emprego recusada

Desde 2012 o Tribunal Superior do Trabalho definiu que empresas podem negar a contratação de pessoas com o nome negativado.

Por isso, você poderá perder a sua vaga para um concorrente de nome limpo. No entanto, o mesmo não ocorre quando o assunto é concurso público.

Somente os concursos para bancos podem eliminar candidatos por possuírem o nome sujo.

As consequências somem após limpar o nome?

Infelizmente não funciona assim. Mesmo após limpar seu nome as empresas podem continuar te negando crédito.

Por isso, não basta apenas limpar o seu nome, é preciso se tornar um bom pagador para evitar constrangimentos.

Após quitar suas dívidas e mantendo o hábito de pagar suas contas em dia, é possível ver seu Score subir novamente.

O que faz com que grande parte das consequências de ter o nome sujo desapareça.

No entanto, é sempre bom se manter vigilante para pagar as contas em dia. Visando não voltar a sujar seu nome, uma vez que a reincidência é prejudicial ao Score.

E isso vai criando cada vez mais dificuldade para conseguir crédito barato em instituições financeiras. E você? Se achar o artigo interessante VOTE e em seguida COMPARTILHE esse conteúdo.

Veja também

Esse site usa cookies. Ok Mais detalhes

Termos & Politica de Privacidade