Nome Sujo Consegue FIES?

Nome Sujo Consegue FIES

FIES é um programa de financiamento estudantil com juros muito atrativos para fomentar a educação superior no país. Mas será que o estudante com nome sujo consegue FIES?

Advertisement

Se essa dúvida está te impedindo de voltar a estudar, não se preocupe! Confira agora mesmo tudo que separamos sobre Nome Sujo Consegue FIES:

Voltando a estudar com FIES

Se o seu sonho é voltar a estudar e para isso, conta com o FIES como maneira de entrar na universidade fique tranquilo.

O nome sujo não é um impedimento para que os alunos possam usar o financiamento estudantil. Até 2012 os alunos precisavam comprovar idoneidade cadastral, no entanto, a partir de 2013 isso passou a não ser mais uma regra.

Advertisement

No entanto, a forma de garantir o pagamento para quem tem o nome sujo é diferente. Os estudantes com o nome limpo só precisam de um fiador como garantia de pagamento do FIES.

Já os estudantes com o nome sujo precisam recorrer ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Visando ter um garantidor caso o aluno deixe de pagar o FIES.

Estou inadimplente com o Programa de Crédito Educativo

Nos casos de estudantes que estão inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), haverá o impedimento de pedir o FIES.

Quem tem dívidas com o PCE/CREDUC não consegue usar o Fundo Garantidor e por isso, não consegue acesso ao FIES.

Nesses casos, o mais indicado para o estudante é renegociar a dívida para iniciar o pagamento. Visando limpar seu nome e a partir disso, conseguir entrar na faculdade com o uso do FIES.

Fundo Garantidor: usando como fiador

Se você tem o nome sujo e não é relacionado a PCE/CREDUC, resta a opção de usar o Fundo Garantidor como fiador.

Para tal, é preciso se encaixar em algumas situações no momento da inscrição na faculdade, confira:

  • Ser um estudante matriculado em curso de licenciatura;
  • Em casos de estudantes com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Ser bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni), optando por inscrição no FIES no mesmo curso em que possui bolsa.

Nesses casos, o candidato pode optar pelo Fundo Garantidor como fiador para que possa se inscrever na faculdade.

Lembrando sempre que, essa condição se aplica a quem solicita o FIES no ato da matrícula. Não funcionando como uma possibilidade para quem precisa financiar parte da faculdade após já ter iniciado o curso.

Advertisement

Avalie taxas e identifique se é a melhor opção

Estudar e se qualificar mais a cada dia é importante para obter melhores salários e conquistar bons resultados econômico.

No entanto, é importante avaliar se as taxas do FIES são realmente atrativas para você. Especialmente nesse momento em que já possui outras dívidas em seu nome.

Avalie se, no caso de adquirir um financiamento estudantil para estudar você terá condições de honrar seus pagamentos.

Tendo em vista que voltar a estudar envolve muitos custos, que por vezes são ignorados ou esquecidos. O deslocamento, alimentação e até mesmo a necessidade de ter acesso a materiais que requerem xerox ou compra.

Tudo isso deve ser computado antes de voltar a estudar se você já está com dívidas em aberto. Visando que a aquisição dessa nova dívida não torne a sua vida financeira ainda mais difícil e distante da sua realidade.

Se existe a possibilidade de fazer com que esses novos custos caibam em seu orçamento, aproveite o FIES e volte a estudar.

Com mais capacitação a tendência é que você consiga uma melhor remuneração e com isso, organize-se ainda melhor para limpar seu nome.

Que tal limpar o nome antes de voltar a estudar?

Outra possibilidade é renegociar sua dívida e limpar seu nome, para só em seguida solicitar o FIES. Assim, você poderá ter como fiador alguém que você conhece e que tem renda compatível.

Uma das estratégias para limpar seu nome e voltar a estudar é fazer renda extra. Utilizando alguma parte do seu horário disponível para produzir itens e vender ou se desfazendo de itens que não usa.

Quanto maior a renda extra conquistada, maior será a sua capacidade de renegociar o que deve. Contribuindo para que você possa pagar tudo que precisa para limpar seu nome.

Dessa forma, voltará a ter acesso a crédito e também conseguirá se organizar para voltar a estudar. Tendo em vista que, é possível passar um semestre se dedicando a limpar seu nome e economizar.

Assim, haverá renda para cobrir os custos de voltar a estudar mencionados anteriormente. Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então VOTE e COMPARTILHE.

Veja também

Esse site usa cookies. Ok Mais detalhes

Termos & Politica de Privacidade