Nome Sujo Prejudica Arrumar Emprego?

Nome Sujo Prejudica Arrumar Emprego

Está desempregado e com o nome sujo? Será que essa restrição pode te prejudicar a arrumar emprego?

Advertisement

Conseguir um emprego é fundamental para limpar seu nome. Por isso, confira agora tudo que separamos sobre Nome Sujo Prejudica Arrumar Emprego:

A empresa pode me negar emprego por estar com o nome sujo?

Não há exatamente um consenso sobre nome sujo prejudicar a arrumar emprego. No entanto, é comum ouvir relatos de que as empresas puxam o CPF dos candidatos.

O que faz com que, ao perceber o endividamento algumas empresas optem por contratar outro profissional que tenha o nome limpo.

Advertisement

Desde 2012 o Tribunal Superior do Trabalho definiu que empresas podem negar a contratação de pessoas com o nome negativado.

No entanto, o endividado pode processar a empresa por discriminação se tiver provas. O que infelizmente é muito difícil de conquistar, tendo em vista que a empresa pode alegar vários motivos para negar a contratação.

E vagas em concursos públicos?

Na questão das vagas em concursos públicos, cabe ler o edital. Se o candidato está concorrendo a uma instituição bancária, ele pode ser aprovado e não conseguir tomar posse por causa das dívidas.

Acontece que os trabalhos em órgãos financeiros requerem colaboradores com o nome limpo. Mas nas demais áreas de atuação, cada órgão fica livre para impor suas regras de contratação via edital.

Caso a regra esteja no edital e o candidato tenha pontuação para assumir o cargo desejado, vale entrar na justiça e questionar a regra.

No entanto, por ser uma regra prevista em edital é possível que a sua contestação judicial não tenha sucesso.

Nesse caso, cabe se preparar para um concurso que não tenha esse cláusula prevista no edital.

Posso evitar que meu nome entre na lista de restrição?

Sim! Quando você está devendo isso não significa que automaticamente seu nome vai ser colocado em lista de restrição ao crédito.

Advertisement

A empresa poderá ou não fazer esse cadastro e uma vez feito, o consumidor recebe uma carta com o aviso.

A partir do recebimento da carta avisando da inclusão no cadastro de restrição ao crédito o consumidor tem dez dias para pagar o que deve.

Somente nos casos em que o consumidor não quitar a dívida após o recebimento da carta é que o nome será incluso no cadastro.

Portanto, ainda há um prazo para quitar aquilo que deve antes de ficar com o nome sujo. E se você está desempregado, não há motivos para deixar que isso te impeça de pagar o que deve.

Faça renda com o que você sabe produzir em casa! Seja fazer brigadeiro, bolo de pote ou vender água em sinal movimentado.

Qualquer dinheiro que entrar e te ajudar a quitar o que está devendo vai evitar que você fique com o nome sujo. Além disso, você pode fazer desses talentos a sua principal renda enquanto não é chamado para entrevistas.

De maneira que possa ter algum dinheiro para sobreviver e evitar que o desemprego complique por completo a sua vida financeira.

Se eu não receber a carta posso ter o nome negativado?

Sim! Você pode ter o nome negativado mesmo que não seja localizado para ser informado de tal situação.

É por isso que você deve acessar os sites Serasa Consumidor, SCPC e SPC e consultar seu CPF gratuitamente. Assim, não restam dúvidas sobre a sua situação.

Se existe alguma conta em aberto, o ideal é sempre procurar quitar para que possa voltar a usufruir de seu nome limpo.

Vale lembrar também que a consulta é uma boa forma de se prevenir. Uma vez que, seu nome pode ficar sujo por causa de golpes que usam seus dados para fazer compras.

Portanto, aproveitar a consulta gratuita nos três sites é a melhor maneira de saber como está o seu cadastro.

E caso você saiba que está para ficar com o nome sujo, antes que isso aconteça procure seu credor e renegocie prazos para pagamento.

Essa é uma boa forma de evitar que seu nome vá para o cadastro de inadimplentes.

No entanto, só vale a pena renegociar se realmente houver intenção de pagar. Tendo em vista que a renegociação também pode ser incluída no cadastro de inadimplente caso você deixe de pagar o que negociou.

Portanto, o ideal é realmente que você só compre aquilo que pode pagar. E caso tenha um imprevisto financeiro, faça renda extra para não ter seu nome negativado.

Afinal, isso poderá dificultar sua vida na hora de arrumar um novo emprego ou de conseguir crédito para suprir suas necessidades.

Saiba mais sobre Nome sujo, clique aqui.

Contudo, esse conteúdo foi esclarecedor? Então VOTE e COMPARTILHE.

Veja também

Esse site usa cookies. Ok Mais detalhes

Termos & Politica de Privacidade