Nome Sujo Limpa Após 5 Anos?
Nome Sujo Limpa Após 5 Anos
O fato de uma dívida caducar faz com que as pessoas acreditem que nome sujo limpa após 5 anos, mas será que é verdade?
Se você tiver uma dívida em aberto e deixar por 5 anos sem pagar, seu nome volta a ser limpo? É importante pagar a dívida mesmo assim? Confira agora tudo que separamos sobre Nome Sujo Limpa Após 5 Anos:
- Nome fica limpo após 5 anos?
- Voltarei a ter crédito quando a dívida caducar?
- Para ter crédito é preciso limpar seu nome
- A dívida pode ser reinserida após 5 anos?
Nome fica limpo após 5 anos?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o nome só pode ficar cadastrado em órgãos de restrição ao crédito por 5 anos.
É por isso que, as pessoas falam que a dívida inscrita no Serasa caduca. A partir do dia em que a dívida venceu, você poderá ter seu nome incluído nos órgãos de restrição ao crédito em qualquer momento.
Seja imediatamente após a dívida começar a ser cobrada ou em qualquer outro dia durante o período de 5 anos. No entanto, passado os 5 anos contados a partir do vencimento da dívida, seu nome deverá sair do cadastro de negativados.
Mas isso não significa que você terá acesso a crédito por não estar com o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito. Mesmo que a dívida caduque, você sempre terá aquela dívida em aberto com a instituição financeira.
Portanto, se futuramente precisar dessa mesma instituição poderá ter seu crédito negado. Pensando nisso, o melhor a fazer é não esperar a sua dívida caducar.
Voltarei a ter crédito quando a dívida caducar?
Seu nome estará limpo mediante as demais instituições, mas enquanto houver a dívida em aberto não conseguirá crédito na instituição em que deve.
Porque a dívida não some em cinco anos, ela simplesmente não poderá mais ser incluída em cadastros negativos.
Mas poderá ser cobrada judicialmente se o devedor não pagou ao longo dos cinco anos mesmo que a empresa tenha cobrado.
Além disso, mesmo com a dívida sumindo dos cadastros seu Score não irá subir automaticamente. Para ter o Score alto e conseguir crédito com facilidade e juros vantajosos é preciso ser um bom pagador.
Pensando nisso, o ideal é que você se torne um bom pagador, limpando seu nome. Para tal é preciso investir em organização financeira. Fazendo com que suas despesas caibam em seu orçamento mensal.
Além disso, se mesmo com organização não tem dinheiro para pagar o que deve, faça renda extra. Assim, você vai conseguir limpar seu nome e voltar a ter acesso a crédito.
Para ter crédito é preciso limpar seu nome
Se o objetivo é voltar a ter acesso a crédito para realizar seus sonhos, é preciso se dedicar a renegociar a dívida.
Nos próprios portais onde o nome é incluído como mal pagador, você encontra muitas vezes propostas para quitar a dívida. Nesses casos, vale a pena ver se o valor cabe no orçamento e começar a pagar.
Limpar seu nome deve ser prioridade máxima em seu orçamento. Afinal, ficar com restrição a crédito te impede de realizar alguns desejos mais caros.
Portanto, se você sonha em ter sua casa própria ou um carro, saiba que precisará limpar seu nome para isso.
E esperar a dívida caducar não é a melhor opção, porque você terá que esperar 5 anos para ter o nome limpo. E para além disso, terá que melhorar seu Score após a dívida caducar.
Portanto, não é meramente esperar cinco anos e voltar a ter crédito onde quiser. É preciso adotar uma postura de bom pagador.
E vale lembrar: cada dívida adicionada ao cadastro de proteção de crédito tem 5 anos para caducar. Por isso, se você teve duas dívidas diferentes inclusas, cada uma ficará por 5 anos cadastrada.
A dívida pode ser reinserida após 5 anos?
Caso você tenha uma dívida que já caducou, ela não pode voltar a ser cadastrada em órgãos de proteção ao crédito.
Infelizmente essa é uma prática comum no Brasil, tendo em vista que empresas vendem suas dívidas para terceiros cobrarem.
Muito embora a sua dívida possa continuar a ser cobrada até ser paga, ela não pode ser reinserida em cadastros negativos após caducar.
Se isso ocorrer com você, vá ao Procon e reclame da empresa. Essa situação deverá ser resolvida em breve porque a empresa está infringindo o CDC.
Em alguns casos, vale a pena entrar com uma ação no Pequenas Causas para ter seu nome removido da lista de devedores. Tendo em vista que isso infringe a Lei e é constrangedor para o devedor.
Portanto, sempre vale a pena fazer consultas sobre o seu nome para ver se ele está limpo como deveria e assim, se resguardar. Você gostou desse conteúdo? Então VOTE e COMPARTILHE!